bairro-do-morumbi
O Morumbi é um distrito do município de São Paulo, pertencente às subprefeituras de Butantã e Campo Limpo, na região sudoeste da cidade. Seu nome significa “colina verde”, em tupi.

O Morumbi fica afastado do centro de São Paulo numa distância entre 12 e 15 km. Limita-se com os distritos de Vila Sônia, Campo Limpo, Vila Andrade, Itaim Bibi, Pinheiros e Butantã. Abrange os bairros de Vila Progredior, Caxingüi, Jardim Guedala, Cidade Jardim, Real Parque, Vila Morumbi, Paineiras do Morumbi, Jardim Panorama, Jardim Sílvia, Jardim Vitória Régia, Vila Tramontano, Super Quadra do Morumbi.

Dentro dos limites do Bairro Morumbi encontra-se o Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais importantes hospitais privados do município, o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, a Escola Americana (Escola Graduada) e o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, além da sede social do São Paulo Futebol Clube. O bairro possui um dos metros quadrados mais caros de São Paulo e os imóveis no Morumbi mantêm uma crescente valorização

Atualidade

O Morumbi concentra alguns dos bairros mais nobres da cidade de São Paulo e do Brasil, sendo um reduto da classe alta paulistana. Ao mesmo tempo apresenta favelas, tais como: Real Parque e Jardim Panorama e também faz divisa com a favela de Paraisópolis, a maior da cidade, no distrito vizinho de Vila Andrade. O distrito tem a maior concentração de renda e uns dos mais elevados índices de desenvolvimento da capital, seus moradores têm o maior poder aquisitivo da cidade. Exemplo desses bairros são: Cidade Jardim, Jardim Guedala, Jardim Morumbi, Vila Suzana, e Morumbi Sul (na região sul do distrito). É também um dos distritos mais arborizados da cidade, contando com inúmeros parques e praças, como a Praça Vinícius de Moraes (antiga Praça Barão de Pirapama) e o Parque Alfredo Volpi.

Dentro dos limites do distrito encontra-se o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo (uma construção originalmente erguida pela família Matarazzo no final dos anos 1950 para tornar-se uma universidade) e residência oficial do governador; o Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais importantes hospitais privados da cidade, o Hospital São Luiz, a sede da Rede Bandeirantes de rádio e televisão, o clube Paineiras do Morumby, o luxuoso Shopping Cidade Jardim, a sede do São Paulo Futebol Clube e o Hipódromo de Cidade Jardim, pertencente ao Jockey Club de São Paulo e excelentes colégios da colônia espanhola, Colégio Miguel de Cervantes, e alemã, Colégio Visconde de Porto Seguro.

Produções cinematográficas, como Sinhá Moça, filme brasileiro de 1953, produzido pela Vera Cruz e dirigido por Tom Payne, baseado no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, estrelado por Eliane Lage e Anselmo Duarte, foi rodado na Casa da Fazenda do Morumbi, por seu significado histórico, e ainda A Moreninha e Beto Rockfeller, de Oliver Perroy e A Nova Primavera, de Franco Zeffirelli.

Segundo o Metrô de São Paulo, está em estudos o projeto da construção da Linha 17-ouro, que cortaria o distrito em direção aos bairros de Panamby e Paraisópolis, sendo construído em vias elevadas, monotrilhos. Com isso, os moradores organizaram protestos, reuniões e abaixo-assinados contra a intervenção, alengando que haveria um grande impacto visual, parecido com o do Elevado Presidente João Goulart, na Zona Central de São Paulo.

Vídeo sobre o bairro do Morumbi

Mapa do bairro do Morumbi


Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Morumbi na cidade de São Paulo.